
16h00
16 de Outubro
Átrio do Castelo
Lotação: 200 pessoas, por ordem de chegada
De moda em moda
“De moda em moda” é um grupo de música popular com enfoque principal nas raízes Alentejanas de cada um dos seus membros. Esse Cante Alentejano, agora Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, é a base das “modas” entoadas por este grupo.
O projeto teve início a 9 de setembro de 2015, em Vila Nova da Baronia, contando com elementos de várias localidades Alentejanas. A formação inicial teve a participação de Jorge Machado, foi dele que partiu a ideia de iniciar o projeto mas recentemente por motivos pessoais “abandonou” o palco, continuando a colaborar no projeto numa outra vertente.
Entre 2016 e 2018 o projeto subiu a cerca de 120 palcos. Em 2017 lançaram o seu primeiro álbum, o “Desassossego” numa pequena edição de autor. No final de 2018 através da Editora País Real, o “Desassossego” foi lançado, numa edição mais séria que permitiu ao projeto atingir outros patamares, tendo uma maior visibilidade e reconhecimento por parte do público. O ano de 2019 foi sem dúvida um ano de afirmação e consolidação do projeto, tendo sido lançado o segundo trabalho “Cantando” no final do mesmo ano.
Trata-se de um projeto de 4 amigos que se juntaram com o objetivo de fazer música à sua maneira, pegando num Património de valor imenso, o Cante Alentejano, respeitando-o, mas não deixando de inovar, marcando a diferença através da sua própria sonoridade e forma de “empinar a moda”.