Quem somos

Os “Encontros de Alvito – Arte Ciência e Ecologia” são um acontecimento multidisciplinar têm como intenção a partilha de diferentes manifestações artísticas, a transmissão e aquisição de práticas ecológicas sustentáveis e a proteção de valores humanos essenciais à vida em comunidade. Realizam-se em Alvito, um pequeno concelho no interior do Alentejo com cerca de 2500 habitantes, com uma comunidade que se quer manter em comunhão com o meio que a envolve e ser um exemplo transformador e replicável e nascem da necessidade de dinamizar, discutir e arquitetar um futuro positivo para o interior do país. Propõe um conjunto de atividades que procuram uma maior consciência sobre a proteção da Natureza através das artes, e que propõe convocar a comunidade para um re-encontro com o centro da vila, valorizar e incentivar a experiências pessoais e coletivas que decorrem do encontro entre o passado e o presente, a Natureza e o Homem, o local e o global, a arte e a vida… privilegiando a revitalização do património material e imaterial, a livre expressão e a memória coletiva. Pretendemos colmatar assimetrias, criar maior acesso à criação e fruição culturais, promovendo a coesão do território, a atração de jovens, e a qualidade de vida em comunidade.

FESTIVAL ENCONTROS DE ALVITO 2024

Todos os anos elegemos um tema centralizador. Nesta 4ª edição do Festival o tema é o tempo. O tempo é o ritmo, o movimento, a mudança, o sentimento de vida em desenvolvimento.

Para tudo há um tempo certo

Tudo na vida se manifesta de forma cíclica e está em constante mudança.
No ciclo anual, encontramos 4 momentos astronómicos cruciais das variações cíclicas referentes à forma como a Terra é iluminada pelos raios solares: os equinócios e os solstícios.
A saúde e o desenvolvimento individual, social e da Terra estão intimamente ligados a estas fases cósmicas.
Isso traz-nos à questão fundamental: Como agir, em tempo e ritmo, na relação com a terra, com as culturas, os animais, o trabalho, o descanso, a criatividade e nas interações humanas?
E será que reconhecemos que cada um de nós tem a liberdade para, em exercício ético, oferecer o melhor de si para o bem comum? Antes que o tempo acabe.

Programação do Festival Encontros de Alvito

Nesta quarta edição destacamos uma residência artística que culminará num concerto único em honra de Chico Baião mentor dos Ortigões, que foram um fenômeno musical no coração do Alentejo, entre 1993 – 2000.
Do programa do Festival também constam actividades para todas as idades relacionadas com o tema anual e com o intemporal coração dos Encontros de Alvito, voltado para os encontros espontâneos, para o respeito e a responsabilidade, para a pedagogia, a reflexão ética e a criatividade. Constará da programação o encontro Multicultural no Parque, as DJs Mariana Norton e Margarida Campelo, DJ Mindless representante do nosso concelho, concerto de Dalibri, tertúlias, dança com o Mestre Petchu, oficina de cante com David Pereira e Zé Abreu, circo com Monotrux, oficina de pintura com terra com a artista Mariana Coutinho, oficinas terapêuticas, o mercadinho na Praça da República e mais actividades e momentos de partilha.

Já estamos a estabelecer parcerias transatlânticas com projetos amigos como o Festival Arte Serrinha do Brasil e com a Bombu Mininu da cidade do Mindelo, Cabo verde que se concretizar em Workshops Interculturais de Integração e Diversidade/Intercâmbios nos três países, festivais, produções colaborativas e residências artísticas.

Parque dos Encontros

Paralelamente, os Encontros de Alvito propuseram-se a construir o Parques dos Encontros para fortalecer a concretização da sua missão. A materialização dos Encontros num espaço físico e público da vila, que inclui um circuito de manutenção, um espaço para plantações, e para ser participado pela população, numa dinâmica profunda de envolvimento com a comunidade e de respeito pela terra. Este espaço tem programação ao longo do ano, fica a conhecer nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Clube da Natureza de Alvito

Em paralelo e num trabalho diário o Parque dos Encontros – Encontros em Comunidade com cerca de 10.000m2 desenvolve atividades centradas em técnicas e tecnologias sustentáveis e artísticas de desenvolvimento ecológico, arquitetónico e social procurando a valorização sustentável dos recursos naturais integrando a sabedoria popular, garantindo a preservação do património natural, a promoção da Dieta Mediterrânica e o sentido de pertença. O Parque dos Encontros é também um espaço multidisciplinar de co-criação, experimentação e partilha de artes e ofícios que promove o bem-estar e o convívio intergeracional e que conta com a colaboração da Escola Profissional de Alvito e Agrupamento de Escolas de Alvito. Construindo e transformando o nosso lugar num espaço de respostas para os potenciais desafios do presente, convocando todos a construir juntos uma vida de plenitude e partilha. Num futuro o Parque dos Encontros pretende ter uma zona de plantação, onde se irá estudar e implementar uma agrofloresta e pomar sucessionais e biodiversos baseados em práticas agroecológicas com base na permacultura, agricultura sintrópica e outras técnicas regenerativas, que possibilitará a venda de vegetais e frutas à Escola Profissional de Alvito, ao Agrupamento de Escolas Alvito e aos Lares. Uma zona de Compostagem Comunitária, dinamização de oficinas de compostagem e técnicas agroflorestais, conversas abertas com especialistas, Re-construção dos edifícios devolutos para acolher voluntários e criação de um espaço que possibilite o turismo sustentável e participado. Articulação com diferentes projectos como por exemplo o projeto Aproximar (projeto de apoio à população Sénior, de intervenção e acompanhamento das necessidades sociais e individuais de idosos não institucionalizados), será criada a figura dos GUARDIÕES DO PARQUE, que se traduz num trabalho voluntário essencialmente prestado por por indivíduos com mais de 55 anos em situação de isolamento, assim como por jovens da Escola Profissional e outros.
Scroll to Top