Quem somos
Os Encontros de Alvito nascem da necessidade de dinamizar, discutir e arquitetar um futuro positivo para o interior do país. Tem como intenção a partilha, transmissão e fruição de práticas ecológicas sustentáveis, a par com a proteção de valores humanos essenciais a uma vida plena em comunidade. Realiza-se em Alvito, um pequeno concelho no interior do Alentejo com cerca de 2500 habitantes, com uma comunidade que se quer manter em comunhão com o meio que a envolve.


O tema central desta edição é a TERRA. A partir deste elemento que é a origem de tudo, vamos debater e refletir sobre qual o caminho a seguir para as gerações futuras; e vamos comemorar e desfrutar com uma programação especialíssima em que honraremos a TERRA.
O grande fator diferenciador deste festival é o envolvimento da comunidade: um evento que não se esgota nos três dias de festival, mas que, através das parcerias, das preocupações ambientais e dos ganhos para os agentes económicos, faz perdurar no tempo os efeitos de revitalização da região.

Projetos paralelos

Parque dos Encontros
Paralelamente, os Encontros de Alvito propuseram-se a construir o Parques dos Encontros para fortalecer a concretização da sua missão. A materialização dos Encontros num espaço físico e público da vila, que inclui um circuito de manutenção, um espaço para plantações, e para ser participado pela população, numa dinâmica profunda de envolvimento com a comunidade e de respeito pela terra. Este espaço tem programação ao longo do ano, fica a conhecer nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Encontros com a Terra
Cumprindo a missão educativa do festival, entre Fevereiro e Março deste ano foi criado o projeto educativo Encontros com a Terra, um projeto itinerante que levou artistas a 14 escolas de norte a sul do país, abrangendo centenas de alunos em sessões em que a cultura, a arte, a tradição, a modernidade, liberdade e racismo foram tema. Este projeto que é um movimento sonoro promotor do diálogo intercultural entre artistas e alunos, foi apoiado pela DGARTES em parceria com o Plano Nacional das Artes. Acompanha no Instagram.
Clube da Natureza de Alvito
O promotor de todos estes projetos é o Clube da Natureza de Alvito.
O Clube é uma associação sem fins lucrativos fundado a 25 de Setembro de 1995. A sua atividade tornou-se notória a nível regional, principalmente por trazer para o Alentejo atividades ainda muito pouco praticadas como a Orientação, o BTT e o Triatlo, além do Pedestrianismo.
Pela sua participação nacional e pelas organizações que levou a cabo um pouco por todo o Alentejo e a nível nacional e internacional, pelos vários prémios obtidos nas competições, o Clube, além de trazer centenas de visitantes à região, transformou-se num autêntico embaixador de Alvito por todo o país.
No concelho de Alvito desenvolve atividades para todas as faixas etárias, como: percursos pedestres pela natureza com recolha de lixo, que acontecem quinzenalmente; dinamização de jogos tradicionais; Multi-actividades semanalmente: Badminton, Tênis de Mesa e Escalada. De competição e fora do concelho ainda tem Orientação e Triatlo.
